3.0 Sumário do Capítulo

Amigo Leitor - Para ler os meus outros blogues clica aqui no Roteiro de Viagem e visita o blogue da tua escolha. Desde já, Obrigado pelos teus comentários.
Esta é uma tarefa sem fim em vista, pois continuo a melhorar este blogue continuamente. Assim, volta em breve, que vais encontrar algo de novo!
Cubro primeiro a origem do nome "Angola" e o que entendo por Angola em termos da sua evolução ao longo dos últimos cinco séculos, e depois ofereço uma análize sobre o impacto da diversidade dos povos de Angola na sua história.
Descrevo e explico em seguida os grandes períodos em que se pode dividir a História de Angola, para o seu melhor estudo. Cubro depois alguns porquês do estudo da História de Angola nos planos social e individual, histórico e presente, e em como o seu estudo pode contribuir para uma cidadania e vivência mais esclarecidas.
Ofereço depois uma análise crítica (muito sucinta) das fontes da História de Angola, incluindo a investigação arqueológica, história oral, histórias de criação, lendas e mitos, documentação escrita e bibliografia.
Cubro depois o estudo da "arritmia" ("Tempos Diferentes ao Mesmo Tempo...") característica na cadência da evolução histórica de Angola e dos seus povos.
Faço ainda uma breve referência às lacunas de conhecimento em vastas áreas da História de Angola ("Tanta História Ainda por Contar..."), e ao esforço necessário para as colmatar, em especial de se traduzir para português o número crescente de obras importantes de autores estrangeiros, e a maior difusão de obras importantes de historiadores brasileiros, ambos contribuindo para um melhor conhecimento da História de Angola, ao mesmo tempo que tento dissecar a questão de quanto angolana é a História de Angola.
Por fim, cubro ainda algumas questões relacionadas com a linguagem, estilo, ortografia e toponímia que usei no texto, e de algumas limitações nas fontes de referência.
6 Comments:
acho brilhante o teu trabalho.
Toma cuidado com os erros de ortografia que podem desviar o leitor/estudioso do essencial para o secundário.
Obrigado pelo teu trabalho
CP (Costa Pereira)
Angola
Xinguila
tomei aliberdade de colocar uma ligação directa do meu blog cafico ao teu..
renato (mandachuva)
Parabéns!
Como curioso daquelas realidades e do seu passado e, na qualidade de ex-angolano, não posso deixar de referir aqui que isto é (só!) o melhor trabalho que já vi sobre Angola!
Vou adicionar aos meus Favoritos porque à 1ª leitura, em diagonal, seguir-se-ão, seguramente, muitas outras!
MUITO OBRIGADO
Helder,
tenho lido com grande interesse seus textos sobre Angola.
o meu propósito é adapatar o que aprendo para tornar acessível a crianças e jovens que nem sempre podem acessar a internet...
parabens pela clareza do estilo e rigor na sua pesquisa.
Lourdes Teodoro/Brasília/BR
Excelente informação com interessantes e variados conteudos.
Esta abordagem ajuda a compreender e mostrar Angola no seu lugar em termos históricos e presentes.
Os meus cumprimentos
Jorge Miranda
Cascais
Muito interessante o teu trabalho. Vou servindo-me dele como fonte de apoio, porque amo Angola e o seu povo. Obrigado.
Monteiro Margalho
Portugal
Post a Comment
<< Home